top of page
  • Foto do escritorÍtala Lima

MODA, ÁGUA E CONSUMO, o que eles tem em comum?


foto: Alex Bamford Photography

Pode não parecer, mas a água está presente em todos os processos da indústria da moda. Esse "ouro" que é um bem natural, faz parte de cada item do nosso armário e cruza nossas histórias de diversas maneiras.


Existem muitos problemas na indústria da moda relacionados ao impacto que ela causa ao meio ambiente! E o consumo de água é um deles. Só que esse problema não está só na industria e sim, em como, o que e de forma estamos usando e consumindo esses itens, principalmente, roupas!


A produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente - o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas (Ellen MacArthur Foundation).




Um estudo recente mostra que o Ártico está completamente poluído por fibras de microplástico. A pesquisa, liderada pelo grupo Ocean Wise Conservation Association mostra que mais de 92% dos #microplásticos encontrados nas águas do Ártico eram #microfibras - 73% deles eram feitos de poliéster e tinham a mesma largura e cores dos usados ​​nas roupas (fonte: Fashion Revolution Brasil)


No Brasil, os microplásticos já chegam a contaminar as águas e a vida marinha dos rios Amazonas e Xingu, onde foram encontrados resíduos plásticos em quase 30% dos peixes da região, conforme pesquisas da UFPA (Universidade Federal do Pará),

(fonte: Fashion Revolution Brasil)


Então, aquela comprinha só para distrair, só porque estava em promoção ou na moda causa impactos que você pode não imaginar às nossas águas. Afinal, você irá lavar essas roupas, ou pior, descartar de forma incorreta.


Temos sim nossa responsabilidade sobre isso e precisamos repensar o nosso relacionamento com as roupas!


Você pode até pensar, poxa, mas a indústria não faz o papel dela e a culpa é minha? Bom, enquanto não cobrarmos e mudarmos as nossas atitudes, nossa voz fica mais fraca e é muito mais difícil evoluir para um caminho mais sustentável. SIM, a mudança começa em NÓS! Lá no meu INSTAGRAM, deixei algumas dicas do que você pode fazer para dimunuir esse impacto no seu dia a dia. Clique aqui para ler.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page