top of page
  • Foto do escritorÍtala Lima

Cores e autoridade, combinam?

Atualizado: 5 de abr. de 2022


Quem vai nos contar um pouco mais sobre isso hoje é a Rainha Elizabeth, mas vamos chamá-la de Betinha, porque somos íntimas por aqui.


Sim meus bens, Betinha é um arco-íris e ainda assim é a pessoa mais importante do

Reino -Unido! Então porque criamos em nossa cabecinha que cores e autoridade não podem caminhar juntas?


Ok, Betinha é Rainha e isso já a torna uma pessoa com a autoridade máxima. Mas concorda que nem por isso ela sai por aí de pijama?


Sim, o fato de ela usar cores vibrantes e chamativas tem um, na verdade, vários porquês.




Um dos maiores motivos é justamente para SE DESTACAR! Ser vista e encontrada em qualquer lugar que esteja! Até lá na janelinha do seu castelo (ok, Palácio de Buckingham). Então em ambientes muito escuros, evita o preto e tons mais escuros, em ambientes com grama, evita o verde muito parecido com o da grama e assim vai…


“Ela precisa se destacar no meio do povo para que as pessoas possam dizer ‘eu vi a rainha". Sophie Rhys-Jones (trecho do documentário, no documentário “The Queen at 90” (“A Rainha aos 90”), de 2016.


Então, o compromisso de Betinha com essa paleta de cores vibrantes é um sinal de respeito por aqueles que dedicam seu tempo para apoiá-la pessoalmente.





Percebe como ela está sempre em destaque? Mesmo que hajam outros membros da família usando tons parecidos com o da Rainha, o dela sempre é o que mais se destaca. Mas aí você me pergunta, ok, e cadê a autoridade nisso tudo?


Justamente na forma em como ela usa muito as cores! Rainha Elizabeth as usa como forma de expressão e se comunica através delas!


Então, se o evento ou ocasião exige um tom mais sérioa cor irá acompanhar, se o evento é mais festivo, a cor terá um tom de celebração, acolhimento, etc.


Suas roupas são sua maior forma de comunicação com o público, já que dificilmente a Rainha sai falando por aí com todo mundo. Normalmente faz pronunciamentos e não tem uma maior forma de comunicação verbal.


A revista Vogue fez uma Análise das cores usadas pela Rainha Elizabeth e chegou a conclusão que em um ano a Rainha foi fotografada vestindo diferentes tons de Azul, ou seja, foi aparentemente a cor mais usada pela monarca em 30% de suas aparições. Não a toa, a cor azul transmite mensagens de honestidade e compromisso.


Na maioria das vezes ela usa monocromáticos que ajudam a comunicar maior elegância e criam uma silhueta mais única. E também ajudam a destacar acessórios como os tradicionais broches, que normalmente carregam uma história por trás, o que gera muita curiosidade dos seus súditos.


E você então deve estar pensando, "ah legal, mas eu não sou a Rainha Elizabeth para sair colorida por aí..." Não é mesmo, mas pode e deve usar das cores para transmitir as mensagens que deseja, seja aos outros ou a você mesma. Transmitir autoridade não é sinônimo de estar sempre de preto e azul marinho e digo mais, às vezes eles podem mais atrapalhar do que ajudar. Nada te impede de usar as cores para transmitir autoridade, desde que isso seja feito da forma que se adequa a sua personalidade e objetivos. Você tem dificuldade com isso? Comenta aqui ou me manda uma mensagem no Instagram! Eu posso te ajudar!




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page