A imagem pessoal engloba a nossa comunicação verbal (o que falamos, nosso tom de voz, conhecimento, etc) e a comunicação não verbal ( o que vestimos, como nos portamos, nosso gestual, etc).
Imagem e marca pessoal envolvem não só o que vestimos, claro, e não à toa a consultoria de imagem trabalha a aparência e cuidados pessoais como também comportamento; comunicação verbal e não-verbal.
Então pensar na nossa imagem de forma estratégica ajuda a atingir e aproximar o nosso público, nossos clientes ao universo que criamos.
Isso não quer dizer se transformar em outra pessoa, se vestir de uma personagem ou algo que você não é! Muito pelo contrário. É colocar pra fora quem você é, o que você gosta, qual a sua essência, sua verdade e unido a isso, saber usar alguns códigos visuais em determinados momentos e situações.
Então, é muito bacana e importante que eu te fale que, não, se você não quiser, se não fizer parte de quem você é e de quem você quer atingir, você não precisa estar arrumada o tempo todo para aparecer na Internet.
Mas é importante também lembrar que antes de sermos ouvidas, somos vistas! E somos seres completamente imagéticos.
Pensa o seguinte, se eu te pedir para fechar os olhos agora e imaginar uma linda paisagem, você irá criar através do seu insconsciente uma IMAGEM que para você é linda, pode ser que ela exista, pode ser que não, mas você a cria através de referências e preferências visuais que sua mente foi criando e moldando como bonita. E muito provavelmente o que você imaginou, será diferente do que eu imagino.
Agora se eu te pedir para imaginar uma mulher bem sucedida, a famosa "Girl Boss" provavelmente você também tem uma imagem moldada na sua cabeça de uma mulher vestindo um determinado tipo de look. Entende? Mesmo que de forma inconsciente a imagem e pré julgamento ( não de uma forma negativa) sobre uma pessoa existem no nosso imaginário.
Sei que muitas pessoas quando começam a empreender buscam pela liberdade, inclusive no vestir, afinal, faz parte do que estamos buscando e do estilo de vida que estamos criando. Mas, isso não pode significar também se entregar ao desleixo. Até porque estar todo dia trabalhando de pijama inclusive afeta na produtividade e isso é comprovado em estudos científicos.
Então como você pode se comunicar sem precisar se arrumar toda o tempo todo?
Primeiro pensar quem você quer atingir, na sua persona, com o que ela se identifica, que tipo de roupas ela usa, quais as referências que ela tem?
São mais formais, mais informais, estão meio a meio?
Sua persona costuma a ser mais séria, conservadora? Ou é mais descontraída?
Todas essas respostas são importantes para que você comece a entender quais os códigos você pode usar para atingir sua persona mas ainda assim também manter a sua personalidade.
E que códigos são esses?
Cores, linhas, formas, estampas, texturas etc. e vão desde as roupas, até maquiagem, acessório, cabelo.
Ah mas eu preciso usar tudo isso mesmo em casa? Se não fizer sentido pra você não.
As cores mais escuras, neutras, linhas retas, formas mais pontiagudas e tudo que for mais “certinho” é mais formal.
E as cores mais claras, vibrantes, linhas curvas, tecidos fluídos, com movimento, formas mais arredondadas são mais informais.
Então por exemplo. Se você quer atingir uma Persona mais séria, falar de assuntos delicados, que exijam atenção, use algum dos códigos que trazem essa seriedade. Por exemplo uma camiseta Azul Marinho, preta, ou um batom mais escuro, cabelos mais presos. Tudo junto ou apenas um deles entendem?
Você vai precisar mesclar isso à sua personalidade.
Então muitas vezes até mesmo quem só usa uma camiseta branca e calça jeans tem uma mensagem e um público a atingir. Uma mensagem de casualidade, porém, mantendo certa autoridade e conservadorismo já que são peças super neutras. Mas se de repente adiciona um Jeans mais rasgado, uma camiseta mais solta, já atinge um público mais despretensioso e descontraído.
Trabalhar sua imagem pessoal te ajuda em primeiro lugar a entender, quem você é hoje, o que quer ser amanhã, ou seja, onde quer chegar, como quer ser vista e quem quer atrair, seja para o seu pessoal, mas principalmente para o seu profissional.
Após essa observação e prática de auto-conhecimento, aos poucos a estratégia já vira algo natural a você, afinal, estará alinhada a sua essência.
Comments