top of page
Foto do escritorÍtala Lima

O que quer dizer, ALFAIATARIA?


Muito se fala sobre as peças de alfaiataria , mas percebo que muita gente ainda tem dúvidas de quais peças são essas e quais as características delas, então vamos entender um pouco mais sobre esse termo.

O nome vem dos antigos alfaiates (quando surgiram eram costureiros apenas de roupa masculina), que tinham como característica a confecção de modelagens, cortes impecáveis e artesanais no corpo do cliente, ou seja, sob medida. Com o passar do tempo a alfaiataria foi transportada também ao universo feminino e se caracteriza pelos blazers e calças bem cortados em tecidos nobres, bem forradas e com costuras impecáveis.

Segundo historiadores de moda, a alfaiataria feminina começa no século XVI. Em 1920, Coco Chanel lança outro tipo de tailleur com as mesmas estruturas de alfaiataria masculina. Em meados dos anos 50 Christian Dior com seu New Look, transforma o tailleur numa peça ícone e inconfundível. Mas é no final da década de 60 que a alfaiataria feminina acontece quando Yves Saint Laurent cria o smoking feminino.

Na foto em ordem Tailleur Channel, New Look - Dior e Smoking - YSL

Hoje a alfaiataria se popularizou e acabou perdendo esse conceito inicial, já é encontrada em diversas lojas, inclusive nas fast- fashion. Mas ela ainda mantém algumas das características e você as identifica através da utilização de estruturas internas, modelagens alinhadas e na maioria das vezes longilíneas, são cortes que remetem aos terninhos, ao tradicional e tecidos característicos como o crepe, linho, zibeline, lã fria e lã mista.

Para identificar e reconhece ainda melhor se a peça é considerada sendo de alfaiataria veja alguns pontos em que você deve prestar atenção :

TECIDOS - Normalmente são ESTRUTURADOS, isso porque a peça precisa ser bem ajustada ao corpo (veja bem ajustada não justa) não é possível definir como roupa de alfaiataria uma peça feita com tecidos mais molinhos como por exemplo a malha.

ACABAMENTO – Como dito anteriormente, o acabamento é impecável, as costuras são para dentro do tecido dando a impressão de serem invisíveis.

CAIMENTO – Em uma verdadeira peça de alfaiataria ele deve ser impecável! Como a confecção de peças sob medida eram uma das principais características desse termo, essa máxima ainda se mantém. A peça de alfaiataria deve vestir muito bem quem estiver usando.

Hoje podemos encontrar os mais variados modelos como calças, shorts, coletes, saias e macacões nesse corte de alfaiataria e também com algumas variações, das melhores e das não tão boas qualidades, busque sempre por esses pontos acima. E pense que investir em uma peça de alfaiataria é investir em uma peça eterna!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page