Cada vez mais falamos de sustentabilidade e não é assunto da moda não. Infelizmente ao longo dos anos aqueles produtos que em um primeiro momento chegaram para "facilitar" nossas vidas, hoje se tornaram um problemão, onde não existe outra opção a não ser tomar uma providência.
Hoje já prestamos muito mais atenção em relação ao que comemos, estamos aprendendo a ler rótulos, buscando uma alimentação mais saudável e separando nossos lixos. Mas você já pensou dessa mesma forma quando se refere ao que vestimos? Temos sim que começar a repensar nossas atitudes de compra com nossas roupas.
Assim como os fast-foods, as fast-fashion nos tornaram compulsivos na hora de comprar e o nosso descarte anual cresce cada vez mais. Compramos sem necessidade, por impulso e aquela roupa que era seu desejo se torna "velha" quando uma nova vitrine é montada.
Claro que muito disso se deve também a acessibilidade no valor dessas peças, mas você já parou para pensar no porque ela é tão barata perto de outras marcas? Com certeza por trás de uma peça dessas existe alguém que ganhou muito menos ou quase nada para produzi-la. Sem falar nos tecidos de baixa qualidade e durabilidade que a farão recomprar nos próximos meses e assim se dá esse ciclo sem fim. Sem fim?
Temos que começar a buscar alternativas para que esse comportamento tenha sim um fim ou pelo menos uma grande diminuição que causará um impacto positivo no nosso meio ambiente.
Então você me pergunta, o que posso fazer, onde comprar e buscar alternativas?
Gente, são inúmeras, existem os sites de desapego com peças novas, pouco usadas, sites de aluguel de roupas, guarda-roupas compartilhados, sem falar nos brechós com peças incríveis, cheias de personalidade, história e muitas vezes nunca usadas, além daquele método maravilhoso da vovó: As Costureiras!!! Sim! Busque por esse meio, compre um tecido que é a sua cara, leve o molde daquela peça que você ama e troque ideias com sua ou seu costureiro, você terá uma peça única, exclusiva e autoral e o melhor, saberá quem fez sua roupa. Já podemos encontrar também marcas que produzem peças ecofashion que são confeccionadas a partir de recursos e procedimentos que não causam impactos ambientais.
Para o final de semana vou deixar aqui a dica de um documentário de 2016 de Alex James, que fala um pouco sobre esse assunto e vale muito a pena assistir, chama-se " Desacelerando a moda ( Slowing down Fast Fashion) " , você pode encontrar no NOW, Vivo Play e Youtube. Vale também conhecer o projeto Fashion Revolution (https://www.fashionrevolution.org/south-america/brazil/).
Abordarei outras vezes esse assunto por aqui e juntos vamos construir um futuro melhor.